População de Barra do Pojuca participa de oficina para revisão do novo PDDU

População de Barra do Pojuca participa de oficina para revisão do novo PDDU

No penúltimo encontro do 1º Ciclo de Oficinas de Participação Social, realizado na noite desta quarta-feira (27/11), foi a vez da comunidade de Barra do Pojuca expor diagnóstico e prognóstico da Camaçari que vivenciam atualmente e a que querem no futuro. Nesta, que foi a sétima oficina de umas das etapas da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Camaçari, a população caprichou no quesito manifestação de ideias e sugestões, pontuando, sobretudo, questões relacionadas ao turismo, a exemplo da solicitação de melhorias no transporte público coletivo e de mais ações de incentivo à arte e cultura na localidade. 

O ciclo prevê a realização de um total de oito eventos com este formato, nos quais a sociedade civil e o poder público interagem com o intuito de promover a construção, de forma coletiva e democrática, do plano que deverá nortear o desenvolvimento urbano do município pelos próximos 10 anos. O último será realizado em Monte Gordo, na Escola Amélia Rodrigues, na próxima sexta-feira (29/11), com previsão de início às 17h30 e de término às 20h30.

A urbanista Juliana Paes, assessora especial da Secretaria do Governo (Segov) e presidente da Comissão Executiva para a Elaboração da Revisão do PDDU, conduziu as atividades, apresentando a essência da iniciativa, que visa garantir a participação popular no processo de formulação de um PDDU atualizado e coerente com os anseios dos munícipes. “Se você quer investir, empreender, morar no município, o primeiro caminho pra se conhecer os rumos e saber como se posicionar é o plano diretor, por isso é importante que vocês participem dessa construção”, declarou Juliana, se dirigindo ao público.

Transmitidas as orientações, o público entrou na etapa dos debates, quando os participantes, divididos em quatro grupos, dialogaram seguindo a orientação de listar “pontos fracos” e “pontos fortes” da cidade e debater sobre o futuro do município. José Roberto, 58 anos, morador de Barra do Pojuca há 8 anos, elogiou a iniciativa do governo municipal. “Sem planejamento, ocorre ocupação desordenada do solo, desrespeito ao meio ambiente, serviços públicos mal distribuídos. É por isso que momentos como este me dão esperança de dias melhores. Reconheço a importância desse evento e estou aqui pra contribuir”, afirmou. Após essa etapa, um representante de cada formação expôs o resultado das discussões.

O secretário de Governo, José Gama Neves, responsável pela pasta que está à frente da revisão do novo PDDU, marcou presença no evento e destacou a importância da participação popular no processo de atualização do PDDU. “A gestão fica muito feliz quando vê a agenda acontecer de forma satisfatória. Depois de promovermos cinco oficinas na sede do município, esta semana estamos colhendo impressões dos moradores da Costa de Camaçari. Esse é o momento de planejarmos o desenvolvimento sustentável dessa região e do município como um todo”, observou. O secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antonio Falcão, também compareceu à oficina.

PDDU de Camaçari – É a maior lei existente na administração municipal, depois da Lei Orgânica. Ele estabelece as estratégias, diretrizes, objetivos, projetos e ações para o desenvolvimento da cidade. Mais informações podem ser obtidas através do site pdducamacari.com.br, por onde também é possível colaborar com opiniões e sugestões e acompanhar um histórico das atividades realizadas.

Foto: Kelvi Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *